13 out O futuro da loja física

O modo de comprar está mudando. Na verdade, o “modo clássico” de comprar em loja já mudou faz tempo. Não é de hoje que os e-commerces vem crescendo com velocidade estrondosa e não vão estacionar assim tão cedo. Mas você já parou para pensar o que nos aguarda no futuro?

A loja física não vai deixar de existir. Shoppings continuarão com um fluxo grande de pessoas caminhando – e comprando – em seus corredores e lojas. Mas a compra, efetivamente, será diferente. A loja física e a loja online eventualmente serão totalmente integradas. A pessoa pode provar fisicamente, mas fazer suas compras online.

A tecnologia vai tomar conta do espaço físico melhorando a experiência de compra do consumidor. Com cadastros e históricos, é possível personalizar o atendimento de vendedores, pois já saberão o tamanho e preferências do cliente que está ali.

Tudo será conectado, inclusive o provador. O vídeo abaixo é só uma das ideias que já estão em desenvolvimento e pode dar uma ideia do que é uma melhor experiência de compra.

Métodos de pagamento digitais estão, aos poucos, entrando nas lojas. É o caso do Apple Pay, Google Wallet ou Samsung Pay, onde você só precisa do seu smartphone para realizar o pagamento (veja o vídeo abaixo).

Seguindo essa linha de raciocínio, o caixa pode, eventualmente, tornar-se obsoleto. O consumidor pode entrar na loja, experimentar uma roupa (ou ver um produto), gostar, escanear a etiqueta e fazer o pagamento com seu smartphone, sem a necessidade de registrar no caixa. Isso transformaria o espaço físico de loja para showroom. Diminuindo a quantidade de espaço necessário, já que o estoque físico não precisaria ficar lá. Dois exemplos são a Oppa e a basico.com que já atuam nesse modelo.

Mas como a pessoa leva a roupa para casa? É essa uma outra evolução que o e-commerce vai levar para as lojas. Ninguém mais vai precisar se preocupar com o transporte. Online e offline estarão tão conectados, que tudo sairá do Centro de Distribuição das lojas direto para a casa dos consumidores… no mesmo dia! Ou, se o consumidor preferir, com um prazo de entrega maior (e ganha um desconto no produto, por exemplo).
Esse futuro não está tão longe assim. As ferramentas de CRM estão evoluindo cada dia mais e o same-day-delivery já não é mais novidade (pelo menos não para nós). Está na hora das lojas e e-commerces darem o próximo passo para evolução da experiência decompra e surpreenderem seus consumidores com um serviço personalizado, ágil e de qualidade.

O próximo passo? A loja estar em todos os lugares, independente do espaço físico. Se isso já existe no mundo online (você pode fazer compras diretamente no Pinterest enquanto procura por referências, por exemplo), também poderá fazer isso no seu dia-a-dia. Comprar roupas diretamente no cinema enquanto assiste a um filme (sim, a dos artistas) e usá-las no mesmo dia, ou até mesmo comprar um carro enquanto ele passa na rua . Será que estamos tão longe assim disso?

Comentários