20 set Como o online pode melhorar a sua vida offline

“São Paulo é a cidade mais conectada da América Latina segundo índice de conectividade Ericsson”. Esse é o título que temos visto desde junho de 2016 quando a pesquisa foi feita. Um dos grandes motivos dessa conectividade é a tendência dos negócios O2O (ou “online para o offline”).

Talvez você nem tenha reparado o quanto o online já está presente na sua vida. E, se não estiver, a sugestão é começar o quanto antes para ver o quanto a tecnologia pode facilitar seu dia-a-dia.

Selecionamos 3 áreas em que a conectividade está revolucionando o cotidiano das pessoas com os serviços mais bacanas por área. Dá uma olhada:

1-) Locomoção / mobilidade

Esses são os apps mais conhecidos. Você não precisa mais para chamar um táxi, por exemplo, encontrar um na rua ou ligar para o ponto. Basta apenas chamar por seu smartphone e ele estará lá te esperando.

O BlaBlaCar, por exemplo, permite que você encontre pessoas que estão indo para outras cidades e pegue uma carona com elas dividindo os custos. Além de economizar, você ainda tira um carro da rua (pelo menos no final de semana).

A cidade também adotou a inovação para melhorar a vida do cidadão. A tecnologia ainda está sendo instalada, mas você já consegue acompanhar onde estão os ônibus e quanto tempo levarão para chegar até o ponto onde você se encontra.

2-) Acessibilidade / espaços / trajetos

Com calçadas e espaços de muito difícil acesso (especialmente aos portadores de necessidades especiais), já existem apps colaborativos como o Guiaderodas no qual os próprios usuários informam se há ou não acesso e qual a melhor rota.

Por falar em melhor rota, o Waze já é um queridinho dos brasileiros, sempre com o caminho mais rápido ao destino. Mas você sabia que também existe um serviço desses para bike? O Bicidade encontra a melhor rota de bike para seu destino, incluindo ciclovias e ciclofaixas.

Outro avanço tecnológico de São Paulo foi a implementação do Zona Azul Digital. Chega de papelzinho, agora é tudo feito pelo celular (inclusive a renovação). O próximo passo do app é mostrar se há ou não vagas disponíveis na região para qual você está se destinando.

3-) Vida Social

A tecnologia O2O também tem ajudado (e bastante) os solteiros. Diversos aplicativos de namoro como Tinder, Happn e Grindr estão ajudando pessoas a encontrarem pares com gostos semelhantes.

O Skout, por exemplo, já conta com mais de 5 milhões de usuários ao redor do mundo. Um ponto diferente do Skout para os outros aplicativos de relacionamento, é que tem bastante gente por lá apenas procurando por amigos enquanto está em uma cidade diferente.

4) Trabalho

É claro que o O2O também está no mundo corporativo. Sistemas sendo desenvolvidos para evitar um pouco a burocracia do dia-a-dia de trabalho. Um bom exemplo é o Hotelli. Um serviço para planejamento, reservas e gestão de viagens corporativas com foco em eficiência e economia.

A Loggi também existe para facilitar a vida do seu escritório. Pedir motoboy sempre foi uma tarefa extremamente burocrática e, ainda assim, muito desorganizada. Usamos a tecnologia para que o processo seja rápido (tudo online e, por meio de geolocalização, alocamos o motoboy mais perto de você), eficiente (você preenche o formulário de entrega e o mensageiro já sabe tudo que precisa fazer) e confiável (todo o processo é acompanhado em tempo real, inclusive o trajeto do motofretista).

Então, vamos tirar essa papelada que está na sua frente? Use o online para melhorar sua vida offline. Seja um cidadão conectado.

Comentários