05 ago Não deixe sua empresa fechar antes de fazer 1 ano de vida

Abrir seu próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Ser “dono do próprio nariz”, não ter um chefe e poder fazer seus próprios horários são alguns dos principais motivos de querer ter seu business. Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE, 20% das pequenas empresas fecham antes mesmo de completar um ano. Mas vamos garantir que isso não aconteça com você, certo?

O levantamento indica que 7% fecham por falta de lucro, 20% por falta de capital e 50% por nem saberem dizer se tem lucro ou prejuízo. Ou seja, os principais motivos do fechamento da maioria das pequenas empresas é a falta de conhecimento em gestão e planejamento.

É normal que você não tenha esse tipo de conhecimento. Você tem um serviço incrível em mente ou um produto de qualidade. Seu foco é melhorar seu produto ou serviço, mas você não pode deixar de lado a gestão de sua empresa.

A boa notícia é: você não precisa! Assim como há serviços online para gestão de projetos, também há serviços para gestão financeira.

É muito importante que seu fluxo de caixa esteja organizado, que as contas estejam pagas e que você tenha uma visão do futuro financeiro da sua empresa para que você possa se planejar para que consiga manter seu negócio aberto mesmo em épocas de “baixa temporada”. Um ótimo exemplo é o ContaAzul que, como o nome já diz, ajuda você e a sua empresa na gestão financeira para que você não fique no vermelho.

contaazul

Com uma boa gestão e planejamento financeiro, você pode evitar os outros problemas que fecham empresas antes de completarem um ano de vida, que são altas taxas de impostos (que, como sabemos, no Brasil sempre é algo muito preocupante), mau momento para negócios (não deixe isso te abalar — crises sempre podem ser oportunidades) e falta de comportamento empreendedor (o que não é seu caso, certo?).

Então, vamos lá! Mão na massa, planejamento e foco para que seu negócio seja um sucesso.

Ah, e se precisar de serviços de entregas expressas, pode contar com a gente, ok?

Comentários